quarta-feira, 29 de julho de 2015

Secretaria de Saúde encerra primeiro grupo de tabagismo com resultado satisfatório



A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), concluiu na noite de ontem, 28, outra importante ação. As atividades do I grupo de tabagismo “Respirando Saúde”, desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), foram encerradas com resultado positivo.

Durante quase três meses, cerca de 20 usuários receberam apoio e orientação no combate ao uso do tabaco. Os participantes passaram por uma abordagem cognitivo-comportamental e auxílio medicamentoso.

Segundo o coordenador do Nasf, Antônio Carlos Oliveira, 80% do grupo parou de fumar. “Foi uma experiência exitosa, pois priorizou a promoção em saúde. Modificando, assim, as vivências e proporcionando uma qualidade de vida mais saudável a essas pessoas que tinham o vício do cigarro”, comentou o fonoaudiólogo.

No encontro de encerramento, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Pedro Diógenes Júnior, houve entrega de certificados para ex-fumantes e de participação para aqueles que não conseguiram abandonar de vez o hábito. A secretária Patrícia Leite esteve presente na ocasião.

Agora, a Sesau já se prepara para a formação de um novo grupo de tabagismo, cujo trabalho irá contar novamente com o empenho de todas as equipes multiprofissionais do Nasf do município. As inscrições acontecerão nos dias 12 e 13 de agosto. Os encaminhamentos dos usuários deverão ocorrer através dos agentes comunitários de saúde.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.