sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Mal do Século

http://contoparaquem.blogspot.com.br/
 
Por Dalvan Queiroz
 
A direita brasileira não sufragou o Aécio para a Presidência da República, mas elegeu seu novo bibelô: o Lobão. Logo no início da campanha eleitoral, quando a imprensa noticiava as travessuras do tal lobo e sua alcateia, eu me perguntei: mas quem é Lobão? Essa indagação pode refletir a minha ignorância cultural, a pouca influência Lobistica na minha geração ou as duas opções anteriores.

Por curiosidade, resolvi fazer uma rápida pesquisa sobre o rapaz. Pela pouca relevância, no momento apenas humorística, me dei por satisfeito com o seu verbete na Wikipédia. Rapidamente diagnostiquei o roqueiro como portador da depressão pós-fama. Essa moléstia acomete os pacientes em dois estágios, vejamos:

No primeiro, buscando desenfreadamente os holofotes, o sujeito posa de politizado, diz que o problema é do governo, fala mal de toda classe política, disserta sobre a corrupção, insere referenciais históricos em suas falas - comparando períodos, sistemas, regimes e personalidades políticas - organiza protestos, pinta a cara. Pede cassação, pede a renúncia dos eleitos, pede coisas que nem consegue soletrar, impeachment, por exemplo. Dessa forma, ganha alguma atenção da mídia, porém não consegue reviver as glórias, luzes e câmeras do passado.

No segundo estágio da depressão (não sei qual o mais grave), o cidadão politizado passa por uma metamorfose e se transforma num fiel, num irmão. Amém? Assim, adere a alguma igreja ou funda a sua própria religião, prega, canta, ora, esperneia. Aleluia! Aleluia! Vive o momento “meu passado me condena”, no qual faz um testemunho do passado pagão, do presente de conversão e da vida eterna no futuro. Estão nesse estágio a Mara Maravilha, Tiazinha e tantos outros. Depois daqui a doença não cabe mais em classificações.

Como o mal parece incurável, sinceramente, espero que o Lobão “evolua” logo para o segundo estágio. Se não evoluir, a paranoia da vez será a luta implacável pelo impeachment do bolivarianista Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.