quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Democratas entra em decadência no Rio Grande do Norte

Se nas eleições de 2010 o Rio Grande do Norte se mostrou a última ilha de força do Democratas no Brasil, o pleito de 2014 trouxe o início da decadência do partido também em terras potiguares. A sigla saiu desgastada do processo eleitoral e entrou em decadência, após o pleito.

Em 2010, o partido elegeu a governadora Rosalba Ciarlini, reelegeu o senador José Agripino Maia – presidente nacional da agremiação, fez dois deputados federais, Felipe Maia e Betinho Rosado, além de ter ficado com três cadeiras na Assembleia Legislativa.

Em 2013, o deputado Betinho Rosado deixou o partido para assumir o PP no estado. Foi a primeira de uma série de perdas que o partido acumulou até o processo eleitoral deste ano.

Com 90% de reprovação ao governo Rosalba, o partido sepultou sua candidatura à reeleição para apoiar o então governadorável Henrique Eduardo Alves. Desta forma, o grupo da democrata, ainda eleitoralmente muito forte no Oeste, decidiu deixar a sigla.

Em Pau dos Ferros, mais um desgaste. O prefeito Fabrício Torquato (DEM) abriu dissidência da decisão da sigla e apoiou o governador eleito Robinson Faria (PSD). A divergência provocou o rompimento com o ex-prefeito Leonardo Rego (DEM), de quem se tornou adversário ferrenho. O racha da sigla provocará a saída do grupo do prefeito mais cedo ou mais tarde.

Como saldo da eleição, o partido só manteve a vaga de Felipe em Brasília e conquistou duas cadeiras no legislativo estadual, com Getúlio Rego e José Adécio, correndo o risco ainda do último perder o mandato, tendo em vista que está sendo acusado de crime eleitoral.

A vida não tá fácil para o Democratas. O surgimento de novos partidos em 2015 abrirá nova brecha para debandada geral de prefeitos e vereadores. O senador José Agripino terá que praticamente fazer milagre para não vê seu partido se tornar um nanico até mesmo na sua terra.

O mesmo processo de desgaste da legenda também ocorre em nível nacional.
 
Por Allan Darlyson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.