quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Humilde resposta de um Jovem Padre Pauferrense a inflamada postagem de um Ilustre professor.

Padre Inácio Lopes, ilustre filho de Pau dos Ferros
Sim, é verdade que o povo de Pau dos ferros tem sofrido nos últimos anos com a falta d’água.

Também é verdade que isso acarretou muitos problemas para a nossa amada cidade e para a sua população.

Mas, a maior verdade é que Pau dos ferros se orgulha por ser uma cidade portadora de muitas graças que começarei a elencá-las:

Um povo batalhador, que labuta diariamente para nutrir a vida, sua e daqueles que dependem do seu trabalho.

Um povo que acorda a aurora, desperta o sol e repousa sob o olhar materno da Imaculada Conceição.
Um povo que está à frente do tempo e que não se dobra as dificuldades, que acredita nas possibilidades e investe nas relações humanas e interpessoais; basta ver como este povo é acolhedor, humilde e fraterno.
Um povo feliz que nãos se acha superior a nenhum outro povo, mais que se inflama de maturidade e que acolhe as diferenças sem perder a ternura.

Meu caro Professor, que antes de ser um exímio professor deve ter estudado, será? Pois creio que deveria ter se dedicado mais na sua vida acadêmica a ponto de ao menos aprender que não se “cospe no prato que se come”, que não se deve humilhar que já está sofrendo com essa extensiva crise de falta d’água.
Saiba Professor que se falta água para o povo de Pau dos ferros lhes sobram Fé e Esperança de que esse quadro mude o quanto antes; se falta água lhe sobra amor para continuar olhando adiante e seguindo seu caminho na certeza de que, quem ama alcança.

Se falta água, lhes sobram, súplicas, preces e orações ao Deus da Vida.

Ao passo que sentir-se a cima do “bem e do mal” não causa nenhuma transformação da realidade que judia lentamente do nosso povo.

Em Pau dos ferros vivi sem sombra de duvidas belos anos de minha doce vida, daí tirei o meu saber, estudando em escolas públicas, acordando de madrugada e trabalhando desde os 12 anos para ajudar minha Mãe, uma humilde viúva e “lavadeira” - Profissão que exerceu durante muitos anos de sua vida - .
O que aprendi em Pau dos ferros trabalhando com o povo sofredor do então na época “Manuel Deodato”, catequizando as crianças daquele lugar e dirigindo uma creche ali instalada?

Via em cada um e em cada uma o futuro estampado no brilho do olhar sonhador, capaz de enxergar além, capaz de ter esperança de alimentar a fé mesmo que às vezes isso acontecesse à duras penas.

Venci como todo pauferrense e continuaremos a vencer porque ali naquela cidade que a cada dia está se desenvolvendo mais e mais, se encontram pessoas que amam que sonham e que somos sim capazes de superarmos qualquer desaforo, qualquer falta de respeito de quem não pondera as palavras porque está inchado de orgulho e de uma falta de humildade incapaz de reconhecer que o seu salário está saindo de uma instituição localizada nesta mesma cidade que outrora este cidadão desfere tamanho golpe de ódio e repudio.

O povo desta cidade sofre drasticamente por esse banho de lama a que o senhor caro professor se refere, mais tenha certeza de que isso é uma fase que certamente quão logo passará, pois, estamos com “alma limpa” e o coração puro.

Deixo-vos uma reflexão que o ajudará nas muitas noites em claro que passará depois desta sua nota enfurecida contra nossa cidade:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, Fazei que eu procure mais; Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado; E é morrendo que se vive para a vida eterna. (Oração de São Francisco de Assis).

Deus abençoe o Povo de Pau dos ferros.

6 comentários:

  1. estão valorizando demais uma banalidade desta, assim fazendo toma para si o que se fala. Quem muito se desculpa toma culpa. DEIXA O IDIOTA SEGUIR, manda ele se catifuder.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. EEEEITA. Deus abençoe o senhor também, Padre!

    ResponderExcluir
  4. O sertanejo é um bravo homem da terra. Vive na caatinga, um ambiente castigado pela escassez de chuvas e aridez. Poucas civilizações no mundo conseguem alcançar o feito dessa gente corajosa.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe o cérebro desse ser humano que, usou e abusou de uma cidade e de um povo sofrido. Reflita na oração desse humilde padre, para que consigas dormir tranquilamente.

    ResponderExcluir
  6. Eu também aconselho ao professor, que reze todas as noites a oração de São Francisco de Assis, para abrandar o coração e passar a sentir a glória da Santíssima Trindade. Eu o perdoo, foi um momento de stress, de desespero, acontece algumas vezes com qualquer pessoa. Sei que você está arrependido, está sofrendo, mas acalente sua alma, pois o arrependimento é uma porta aberta para o perdão de Deus, que o abençoará sempre. Onde houver desespero, que eu leve a esperança, diz a oração de São Fco. de Assis. João Escolástico Bezerra Filho.

    ResponderExcluir

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.