sábado, 16 de novembro de 2013

Homicídios em Antônio Martins e o Transporte de Grandes Quantidades de Drogas para o RN

Por Cezar Alves

Duas cidades pequenas do Rio Grande do Norte, Antônio Martins e Frutuoso Gomes (juntas tem cerca de 11,5 mil habitantes), se destacam pelo número elevado de homicídios, que chega a ser 5 vezes acima do percentual nacional, e pelo tráfico de drogas da região do Centro Oeste do País para abastecer todas as cidades do Alto Oeste do RN.

Enquanto a média nacional de homicídio por 100 mil habitantes é 27,5, a média de homicídios por 100 mil habitantes, em Antônio Martins, por exemplo, chega 153 este ano, ou seja, equivale mais do que ao dobro de países em guerra, como o Iraque de 2004 a 2007 (64 homicídios por 100 mil habitantes).
Em Frutuoso Gomes, que tem só quatro mil habitantes aconteceu 37 homicídios no intervalo de 2007 a 2013.

E foi destas duas cidades, que somente nos últimos 30 dias, a Polícia Federal prendeu sete pessoas (A PF não divulga nomes dos presos em suas operações) em duas ocasiões distintas transportando mais de 580 quilos de drogas, entre maconha e crack, a droga da morte.

A Polícia Federal informou que esta droga estava sendo transportada pelos suspeitos presos da região Centro Oeste do País para abastecer as cidades do Alto Oeste, inclusive Mossoró. A primeira ação desarticulou uma quadrilha em São Miguel com 341,3 quilos de drogas.
Na ocasião, foram presos quatro homens de Antônio Martins e um cearense já condenado por tráfico de drogas e que cumpria pena em regime semiaberto. Os suspeitos foram autuados em flagrante e depois conduzidos ao Presídio Regional do Seridó.

Menos de 30 dias depois, nesta quarta-feira, 13, a Polícia Federal de Mossoró prendeu 3 homens transportando 241 quilos de maconha. Os três (nomes resguardados pela Polícia Federal) são exatamente das cidades de Frutuoso Gomes e Antônio Martins, por coincidência exatamente a cidade que lidera o índice de habitantes os homicídios no RN.
Nos dois casos, a forma de transporte da droga é a mesma. Os suspeitos usaram carros de passeio para atravessar o país com a droga em caixas de papelão. Apreensões parecidas também foram realizadas na região da Grande Natal, também há poucos dias.

O trabalho da Polícia Federal do Rio Grande do Norte é forte no combate ao tráfico de drogas (já apreenderam quase uma tonelada de drogas só este ano no RN), mas não se tem conhecimento se chegaram a prender os fornecedores destas drogas no Centro Oeste do País e nem muito menos os financiadores potiguares do tráfico de drogas, considerando que quem está sendo preso não tem recursos para um “investimento” tão vultoso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.