terça-feira, 30 de julho de 2013

Jose Da Penha - Prefeito Antonio Comemora Resultados Positivos no IDMH e Espera em 2014 um Indice Ainda Melhor.



Prefeito Antonio Dólar despachando no gabinete da prefeitura

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na segunda-feira (29 de julho) uma pesquisa que mostra os diferentes Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) das cidades brasileiras. Os números são comparados no percentual de melhoria nas áreas de educação, renda e longevidade, indicadores que se destacam no reflexo da qualidade de vida da população.

Grande parte das cidades brasileiras mostraram avanços em todos os quesitos, e no Rio Grande do Norte não foi diferente.

José da Penha, localizada no Oeste Potiguar, mostrou progresso em todos os quesitos, o que a fez ficar com o IDMH em nível médio, com um crescimento bastante significativo entre 2000 e 2010.

No quesito Educação, a cidade pulou do índice ‘muito baixo’ para ‘baixo’, o que mostra que vem mudando, mas que também ainda tem muito que investir e desenvolver nessa área, uma vez que é o indicador considerado mais importante de qualquer lugar. Sem educação digna, ninguém chega a lugar algum.

 No quesito Renda, o aumento foi bem significativo, haja vista que saiu do ‘muito baixo’ para o ‘médio’. Enquanto que no quesito Longevidade, que é o que mede a expectativa de vida da população, José da Penha avançou de ‘alto’ para ‘muito alto’, o que é muito bom.

Das 167 cidades do Rio Grande do Norte, apenas quatro possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado 'alto'. Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó, nesta ordem, são os municípios citados no estudo divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), intitulado "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013". Na outra ponta está João Dias, cidade da região Oeste, que teve o pior resultado do estado, considerado como de nível 'baixo' pelo Pnud.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.