sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Wilma de Faria: “Robinson é um excelente candidato a governador”

 
A presidente estadual do PSB, vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, afirmou hoje, pela primeira vez, que o vice-governador Robinson Faria (PSD) “é um excelente candidato” a governador do estado. Foi durante entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94. Wilma salientou, no entanto, que a oposição ainda não chegou a uma conclusão a respeito de candidatura.

“É um excelente candidato da oposição que está se colocando como opção. É um nome que está bem focado, mas como ainda não chegou o ano, a gente vai discutir o ano todo, para exatamente chegarmos a uma conclusão”, disse Wilma.

Wilma também abordou a possibilidade de que partidos aliados do governo do Estado rompam e passem a integrar a oposição. Ela afirmou que os adversários da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não fazem restrição ao diálogo com estes partidos. “A oposição não tem restrição a que outros partidos que rompam com o governo venham se juntar à oposição. Nós estamos abertos a dialogar, inclusive o meu partido, o PSB”.

Indagada se o PMDB, aliado do DEM no Rio Grande do Norte, seria bem-vindo à oposição, e se haveria espaço para os peemedebistas na chapa majoritária oposicionista, Wilma disse que sim. “Tudo isso são coisas possíveis, mas ainda é muito cedo para se colocar”, ressalvou, citando a importância de conversas neste sentido com os partidos que estão na oposição.

“É importante que a gente coloque tudo isso conversando com todos os partidos que estão na oposição, como o PDT, o PCdoB, o PRB, o PT, que é um partido importantíssimo, enfim, todos os partidos, inclusive o nosso partido. Todos estamos juntos para somar e os partidos entendem que é possível essas mudanças. Nós estaremos dispostos a sentar à mesa para discutirmos”, avaliou Wilma de Faria.


COMPROMISSOS

Apesar desta sinalização, a líder estadual do PSB declarou que o PMDB tem um compromisso com o DEM, o que poderá dificultar o rompimento e uma suposta aliança com a oposição. “Eu acho que há um compromisso deles, que elegeram Rosalba, que elegeram uma governadora do DEM, de continuar um trabalho, de responder por todo esse processo, porque a preocupação do estado é muito grande em relação ao governo”, avaliou Wilma de Faria, se referindo ao fato de que o PMDB apoiou e apoia Rosalba e por conta disso também responde pelo sucesso ou fracasso das promessas firmadas na campanha eleitoral de 2010.

“Não só dos funcionários públicos, que estão buscando os seus direitos legítimos, por sinal, mas de toda a população, que sente a falta de governo em relação às ações, às obras que foram prometidas. Foram muitas promessas, muitas colocações feitas em relação ao servidor, em relação a obras estruturantes, em relação a ações, mas até agora o que aconteceu foi o que nós encaminhamos, o que tínhamos encaminhado, como é o caso do aeroporto de São Gonçalo, que está aí em pleno andamento, as obras já foram iniciadas e é necessário que sejam iniciadas também as obras de acesso ao aeroporto”, analisou a ex-governadora.


“Desaprovação de Rosalba é histórica; nunca um governante foi tão mal avaliado”

Ainda em sua entrevista à Rádio Cidade, a ex-governadora Wilma de Faria classificou como “lamentável” o fato de o RN ter um governante – a governadora Rosalba Ciarlini – com uma gestão desaprovada pelo povo. “Acho lamentável, porque nós temos hoje uma governante que está sendo desaprovada pela população do RN em 71%. Isso, historicamente, nunca tinha acontecido”, avaliou Wilma.
Na avaliação da pessebista, “na capital a desaprovação de Rosalba é maior ainda e isso significa que o governo não está conseguindo dar as respostas que a população esperava, e que não está havendo um direcionamento mais contundente em relação ao crescimento do nosso estado”, completou.

Apesar disso, a presidente do diretório estadual do PSB considera que ainda há tempo para Rosalba se recuperar. “Nós temos ainda tempo. Eu não quero me antecipar. Eu acho que essas análises nunca são feitas com um longo tempo ainda pela frente. Política muda do dia para a noite e tem tempo para ver tudo isso e vamos aguardar”.

Instada a falar sobre a última pesquisa Consult, que avaliou a corrida sucessória para 2014 colocando-a como um bom nome para o governo ou para o Senado, Wilma de Faria disse que não tem a pretensão de discutir este assunto agora. “Eu não tenho pretensão de, agora, definir nada. Eu estou hoje com a missão importante que é presidir o meu partido, que é o PSB, aqui no RN, apoiada pelos nossos companheiros deputados federais, a deputada Sandra, os deputados estaduais, os prefeitos e vereadores, e a outra missão é ajudar o prefeito Carlos Eduardo na administração de Natal”, afirmou.

De acordo com a vice-prefeita, a situação de Natal é difícil. “Nós assumimos há trinta e poucos dias e não tínhamos a ciência de como estaria Natal. Sabíamos que a cidade estava um caos, mas não sabíamos como estavam as finanças do município, como estava cada secretaria”, observou.

No que diz respeito à eleição de Henrique para a Presidência da Câmara, Wilma disse esperar ser um fato positivo para o Rio Grande do Norte. “O RN espera que, com a eleição do deputado Henrique Eduardo Alves, a sua ascensão à presidência da Câmara seja positiva para o Estado. Nós esperamos”, afirmou.

Wilma diz, porém, que o deputado não deve ter a preocupação de utilizar o cargo para catapultar eventual candidatura ao governo do Estado em 2014, uma vez que há problemas graves no Estado, como a seca, e a necessidade de obras de infraestrutura logística, que deveriam receber o apoio do peemedebista.

“Nós estamos vivendo um momento difícil no nosso estado. Nós temos o problema da seca, que é um problema climático, com o qual nós convivemos há séculos e, portanto, a gente sabe que é um problema que sempre está nos rondando. Precisamos também de obras importantes para melhorar a nossa logística e trazer cada vez mais investimentos”, salientou Wilma, durante sua entrevista.

Para a ex-governadora, “agora é o momento ideal para que um norte-rio-grandense, que está ocupando um cargo importante, possa conquistar outros projetos, para o RN cada vez mais crescer e se desenvolver”.

Por fim, Wilma de Faria falou sobre a possibilidade de o vereador Júlio Protásio (PSB) ser escolhido o novo líder do prefeito na Câmara Municipal. “É um excelente nome, mas quem confirma é o prefeito Carlos Eduardo. Há uma tendência e foi uma orientação dada, foi uma escolha dos vereadores, juntos com o presidente da Câmara, que foi o nome que foi colocado como melhor nome para liderar o governo na Câmara. Foi encaminhado pelo presidente Albert Dickson”, disse Wilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.