terça-feira, 29 de maio de 2012

Governo do Estado autoriza pagamento dos salários dos professores da UERN



José de Paiva Rebouças

O governo do Estado não cortou os salários dos professores da UERN como tinha anunciado a governadora Rosalba Ciarlini, em solenidade na cidade de Pau dos Ferros, na última sexta-feira. Os professores estão em greve desde o dia 2 de maio. De acordo com o advogado da Associação dos Docentes da UERN (Aduern) Lindocastro Nogueira, a única maneira de o governo fazer isso era não repassando os recursos para a Universidade, o que já foi feito. Agora, o pagamento fica por conta da reitoria. “O governo do Estado já fez autorização do pagamento”, ratificou. O reitor da Uern, Milton Marques, confirmou o repasse do dinheiro e disse que nesta quarta-feira o salário dos professores estará liberado.

Uern e Governo não chegam a um acordo e paralisação continua

O advogado acredita que a Justiça vai aprovar a ilegalidade da greve, pedida pelo governo, mas não ficará contra os servidores na briga judicial pelo reajuste. “O Estado vai ter de provar que existe impedimento jurídico ou financeiro para não dar o reajuste, o que não existe”, destacou Lindocastro, afirmando possuir documentos que comprovam a condição financeira do Estado de dar o aumento.

Sobre a reunião de conciliação, o advogado disse que o Estado voltou a alegar problemas com o Limite Prudencial de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dessa forma, o comando de greve achou por bem manter a paralisação. Uma assembleia deverá ser marcada nestes dias para apresentar o resultado desse encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.