terça-feira, 29 de novembro de 2011

Festa de Padroeira de Venha - Ver



 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Do dia 29 ao dia 07 de Dezembro comemoramos as festividades da Padroeira da cidade de Venha-Ver/RN, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Este ano a festa terá muitas novidades, mas  a presença em massa da população venhaveense  e dos romeiros de diversas cidades que abrilhantarão a festa.


Padre Delvaci, paróco local, informa que, a imagem milagrosa que hoje veneramos sob o título de “Mãe do Perpétuo Socorro” revela tocante semelhança com o quadro que o evangelista Lucas, segundo uma antiga tradição, pintou da Mãe de Deus quando ela estava ainda viva.


A história remonta os fins do século XV, embora já se deva ter encontrado veneradores, na ilha de Creta, pelo menos desde 1350 ou 1400.


Hoje, o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que representa Maria, a Mãe das Dores, socorrendo seu filho apavorado com os instrumentos de sua Paixão, apresentados pelos arcanjos Miguel e Gabriel, é o ícone da tradição bizantina mais venerada no mundo, graças ao trabalho de divulgação confiado aos missionários redentoristas.


Novenários coordenados  pelos diversos serviços da Igreja Católica, e pela comunidade em geral, demonstram a religiosidade do povo venhaveense.


Estiveram presentes  na celebração da abertura, o prefeito Expedito Salviano , a primeira dama Eustânia Fernandes Salviano,  secretários e servidores municipais.

 Primeira dama Eustânia ao lado do prefeito Expedito Salviano

Essa data é importante para os devotos de Nossa Senhora porque eles reservam um dia de modo especial para louvar, agradecer e bem dizer à mãe de Deus por tantas graças e intercessões que recebem.  “E o apoio da Prefeitura do município nos deixa muito feliz, pois sempre se colocou à disposição não só para a realização e organização dessa festa, mas, também, de tantas outras que ocorrem na cidade”, comentou o padre Delvaci.


No encerramento, após a parte litúrgica religiosa. e procissão pelas principais ruas do município, será realizada uma festa  em praça pública, com a Banda Solteirões do Forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.