quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Câmara precisa votar a Comissão da Verdade

A deputada federal Fátima Bezerra defendeu hoje (21/9), no plenário da Câmara, que os deputados aprovem o mais rapidamente possível o Projeto de Lei 7376/10, que cria a Comissão de Verdade. “Há um movimento forte na sociedade civil para que esta Casa aprove essa Comissão”, afirmou. Ela insistiu para que o presidente da Câmara, deputada Marco Maia, coloque o PL 7367/10 em votação nas próximas semanas.

 
No seu discurso, a deputada Fátima lembrou que semana passada os cinco ex-secretários de Direitos Humanos e a ministra Maria do Rosário entregaram ao presidente Marco Maia uma moção de apoio para que o PL seja colocado em votação. Ontem, o presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e o da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Marco Antonio Rodrigues e Paulo Abraão, respectivamente, entregaram à ministra uma nota pública a favor da aprovação da Comissão da Verdade, que vai esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988.

 
“Além desses dois fatos, quero aqui destacar o manifesto que um grupo de intelectuais e artistas lançou em apoio à Comissão da Verdade”, ressaltou Fátima Bezerra. Assinam o documento, intelectuais como Leonardo Boff, Emir Sader, Marilena Chauí, Chico Buarque, Ferrando Moraes, entre outros. “Esta Casa não deve ficar surda, nem de olhos fechados, para essa mobilização da sociedade civil. O Brasil, assim como fizeram outros países governados no passado por ditaduras, como Chile e Argentina, deve constituir sua Comissão da Verdade e, assim, resgatar a sua memória”, defendeu.