segunda-feira, 15 de agosto de 2011

João Maia convoca parlamentares para discutir crise no sal marinho



João Maia discute crise do sal

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realizará nesta quarta-feira (17) audiência pública a partir das 11 horas, no Plenário 5, sobre a situação da indústria salineira do Brasil.
O debate foi proposto pelo deputado João Maia (PR). Ele lembra que a indústria salineira data de 1600, quando foram descobertos os primeiros terrenos salínicos na costa do Rio Grande do Norte – estado que detém mais de 92% da produção nacional de sal marinho.
“Essa indústria vem enfrentando crises seguidas nos últimos 20 anos. O parlamentar cobra benefícios e incentivos para os salinicultores,: exclusão do sal do benefício da suspensão da cobrança do IPI; fim da isenção do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM); importação desonerada do sal-gema do Chile; ausência de um canal derivador das águas do rio Apodi/Mossoró; ausência de linhas de cabotagem no porto de Natal; inexistência de linhas de crédito para o setor; e inexistência de incentivos fiscais.
Foram convidados para o debate a governadora Rosalba Ciarlini, prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, prefeito de Galinhos, Francisco Rodrigues de Araújo, prefeito de Grossos, Veronilde Caetano da Silva, prefeito de Guamaré, Auricélio dos Santos Teixeira, prefeito de Macau, Flávio Veras, presidente da Fiern, Flávio Azevedo, secretário-executivo da Abersal, Afrânio Barreto Manhães,presidente do Simorsal do RN, Evandro Gomes Praxedes, presidente do Simorsal do RJ, Luiz Césio de Souza Caetano Alves e o presidente do Siesal, Francisco Ferreira Souto Filho.