quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estado não paga aluguel de carros; polícia fica a pé

As viaturas das polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte que foram adquiridas por contrato de locação com a empresa pernambucana Locação de Veículos e Serviços Ltda (LOCAVEL) começaram a ser recolhidas desde ontem por falta de pagamento. O Governo do Estado está devendo R$ 3 milhões de reais pelo aluguel de 340 viaturas. Só ontem, cerca de 20 carros já estavam recolhidos. São dois contratos diferentes de locação que estão atrasados há cinco e oito meses.

De acordo com o gerente de transportes da Locavel no Rio Grande do Norte, Wagner Douglas, a decisão de reter as viaturas alugadas vinha sendo anunciada para o Governo do RN há vários meses. “Nós tentamos, por várias vezes, tentar resolver o problema de outra maneira, mas não conseguimos. Eles (representantes do Governo) nos davam previsões de pagamento, mas não era cumprido e chegamos a esse quadro delicado. São cerca de R$ 3 milhões em atraso. Nós ficamos numa situação muito delicada e essa foi a única saída que encontramos para essa questão”, justifica Wagner.

Veja a situação a que chegamos: viaturas policiais recolhidas por falta de pagamento de aluguel. Isso revela a fragilidade do aparelho estatal de segurança. A solução pareceu ser a melhor, contratar o uso de carros, mas revelou-se um desastre. É uma situação séria, dramática até: a polícia sem ter carros para trabalhar.

Uma coisa me chama a atenção: os jornais deveriam pautar matérias mostrando o parque de viaturas do Estado. Saber como esse material é administrado, quantos carros existem, sua conservação e uso no serviço, uso indevido por funcionários.

Por trás da absurda situação da polícia há, sem dúvida, um abismo cuja profundidade precisa ser conhecida.