terça-feira, 27 de julho de 2010

Prefeitura de Venha -Ver faz cadastro de monitoramento e prevenção ao combate da dengue


A Prefeitura Municipal de Venha-Ver/RN, através do seu Prefeito Expedito Salviano, incentiva ações em prol de qualidade de vida, e entre elas destacam-se : Monitoramento, Prevenção e Combate a Dengue, Atualização do cadastro de pacientes diabéticos e hipertensos do município, inseridos dentro do Programa HIPERDIA.

Nesta última sexta-feira, o Secretário de Saúde, Gledson Antonio Dias de Oliveira, realizou uma reunião plenária, contando com a presença de todos os Agentes Comunitários de Saúde, e Agentes de Endemias. O intuito dessa reunião foi para fazer uma mobilização e incentivar estas duas frentes, que são estes profissionais, que estão na ponta, pois fazem todo o intercâmbio necessários para que as ações aconteçam. O Secretário Gledson Dias, fez questão de enaltecer a importância destes profissionais e pedir a continuidade do engajamento, para que o Plano Municipal de Saúde, elaborado para o período 2009-2012, continue acontecendo de fato. Os ACS e os ACE, percorrerão todo o município, fazendo este recadastramento domiciliar, e colhendo dados, como também repassando orientações e instruções nos cuidados , e na prevenção a Dengue. Também para que os pacientes diabéticos e hipertensos, tenham cada vez mais um monitoramento, através de resposta a um questionário específico, garantindo e assegurando os serviços de saúde, e no recebimento dos medicamentos prescritos e elencados na Farmácia Básica, para estas duas patologias.

A Secretaria de Saúde do Venha-Ver, elabora também para o dia 28 de julho, a vacinação da Hepatite, que deverá imunizar todos jovens e adolescentes na faixa etária de 10-19 anos. Duas equipes(uma fixa, instalada na Unidade Mista de Saúde) e outra volante, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem,percorrerão todas as Escolas Municipais, e Estadual efetuando a cobertura vacinal, que terá como meta atingir o patamar de 100% de todos na faixa etária acima.

O Prefeito Expedito Salviano determina mais uma vez, a concretização da promessa de campanha, no cuidado com a Saúde, uma das metas prioritárias na sua gestão, e com isso trabalhando na qualidade de vida dos municípes venhaveenses.