terça-feira, 27 de julho de 2010

Espontânea mostra quadro mais real de disputa ao Governo

A pesquisa publicada hoje pelo jornal Correio da Tarde, produzida pelo Instituto Start e com apoio da Fiern, pode ser vista por dezenas de ângulos e gostos.


Mas em especial, o que mais me interessa é o que a sondagem apresentou no quesito "Espontâneo".

Esse sistema de consulta espelha com melhor proximidade, da realidade, a intenção de votos do eleitor.


Nesse aspecto, os números revelam que a vantagem de Rosalba Ciarlini (DEM) para o governador Iberê Ferreira (PSB), é de menos de 10%, ou seja, 9,98%.


Ela desponta com 27,5%, enquanto ele alcança 17,7%. Carlos Eduardo (PDT) vem bem atrás com 7.2%.



Indecisos


Outro ponto importante para completar a avaliação da pesquisa ao Governo do Estado, é quanto aos Indecisos.

Segundo o jornal, apenas 10,8% dos eleitores estariam indecisos quando submetidos à pergunta espontânea. É o que noticia em um de seus títulos e textos.


Ou seja, o segundo colocado precisará "comer" fatias do eleitorado de adversários, se quiser chegar à primeira colocação.


O confuso é que no boxe da mesma matéria de análise, da pesquisa, aparecem 34,4% como indecisos. Deve ter ocorrido equívoco em meio a tantos números. Minha compreensão final é de que na verdade é esse o percentual o verdadeiro.
Os 10,8% seriam de Nulo/Branco/Nenhum

Nota do Blog - Como é a primeira pesquisa do Correio/Start/Fiern, ela não serve para identificar queda ou crescimento de qualquer candidato.


Na prática, só teremos condições de fazer comparativos na próxima pesquisa, que o jornal deverá divulgar por volta do dia 9 de agosto.

Já com o Vox Populi, que anunciará sua segunda pesquisa, via Band TV, esta semana, será possível dizer quem cresceu ou decresceu.

A primeira sondagem do Vox Populi foi veiculada no dia 18 de maio último, na pré-campanha. Veja AQUI o resultado.

Blog do Carlos Santos