quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Wilma fará balanço do governo em última mensagem anual na AL



A tarde da quinta-feira (18) será marcada por um momento histórico no Rio Grande do Norte. A governadora Wilma de Faria (PSB) fará a leitura de sua última mensagem anual aos deputados como chefe do Executivo do estado. O conteúdo do texto será, principalmente, uma prestação de contas dos sete anos em que esteve no comando do Rio Grande do Norte. O clima na Assembleia, no entanto, não deverá ser tanta cordialidade quanto em anos anteriores.
Em sete anos de mandato, Wilma sempre teve a maioria absoluta dos votos na Assembleia, contando com o apoio de Robinson. Apesar dos litígios com o presidente da Assembleia durante grande parte dos dois mandados de governadora, Wilma conseguiu aprovar a maioria dos projetos que enviou ao Legislativo e contou com a colaboração de Robinson para o trâmite de diversas matérias. Agora, a maioria do governo já não tem tanta folga.

Após o rompimento de Robinson com a base governista, quando anunciou que será o vice na chapa de Rosalba Ciarlini (DEM) ao Governo do Estado, Wilma perdeu em sua bancada os deputados Antônio Jácome, Ricardo Motta, além do próprio Robinson Faria e de Raimundo Fernandes, que deverá deixar a secretaria de Articulação com os Municípios e retornar à Assembleia.

Assim, Wilma passará a ter em sua bancada “apenas” os deputados Arlindo Dantas (PHS), Ezequiel Ferreira (PTB), Fernando Mineiro (PT), Gilson Moura (PV), Gustavo Carvalho (PSB), Larissa Rosado (PSB), Lavoisier Maia (PSB), Luiz Almir (PV), Márcia Maia (PSB), Nélter Queiroz (PMDB), Paulo Davim (PV), Poti Júnior (PMDB) e Wober Júnior (PPS), o que continua sendo maioria entre os 24 deputados, mas não mais com tanta folga – o que pode inviabilizar as últimas ações de seu governo, que será interrompido em abril deste ano.

Na leitura da mensagem, que está agendada para as 16h da quinta-feira, na Assembleia Legislativa, Wilma também irá falar sobre as suas metas para os próximos meses de governo, antes de ser substituída por Iberê Ferreira. “A mensagem será uma prestação de contas dos sete anos de trabalho, demonstrando os avanços no ponto de vista do desenvolvimento e na área social. Mas também irá falar sobre as ações que serão implementadas no fim do governo”, adiantou o secretário de Comunicação do estado, Rubens Lemos Filho.