terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Deputado Gustavo Carvalho votará favorável à Adutora de Mossoró



O deputado Gustavo Carvalho declarou que votará favorável na sessão extraordinária desta quinta-feira, dia 07/01, na Assembleia Legislativa, convocada pela governadora Wilma de Faria, para deliberar sobre a alteração da lei estadual 9.167/09, que dispõe sobre a Adutora de Mossoró.


O objetivo é inserir junto à operação de crédito da Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$ 118.197.117,60, o sistema de tratamento e distribuição de água do segundo maior município do Rio Grande do Norte.


“Quinta, na AL, votarei para que o governo Wilma possa resolver um dos maiores problemas de Mossoró: o abastecimento d'agua”, afirmou o deputado.


O projeto original foi aprovado pelos deputados estaduais no primeiro semestre deste ano, mas na lei estava contemplada apenas a construção da Adutora de Mossoró. Em função da necessidade de se executar o sistema de distribuição e tratamento de água paralelamente às obras da Adutora, foi encaminhado para a AL, em 8 de outubro deste ano, uma nova mensagem para readequação da lei.


A adutora de Mossoró está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terá 92 quilômetros de extensão e 600 milímetros de diâmetro, sendo implantada a partir da barragem de Santa Cruz, elevando em 60% a atual oferta de água na cidade. Além de Mossoró, a obra vai beneficiar os municípios de Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e diversas comunidades rurais. Estima-se que a população atendida até o final do projeto será de 320 mil habitantes.


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte protocolou ofício de n.º 572/2009, na última quarta-feira (29/12/2009), convocando extraordinariamente o Legislativo estadual.