quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Encontros pela Água reúnem mais de 25 mil pessoas no RN

Os últimos “Encontros pela Água” realizados nesta quarta-feira (09) reuniram milhares de pessoas nas cidades de Paraná, Major Sales e Luís Gomes e encerraram uma jornada de visita aos 26 municípios beneficiados pela maior adutora do Rio Grande do Norte, a Alto Oeste. O vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos fez um balanço das atividades desenvolvidas pela Semarh. Ao todo, mais de 25 mil pessoas do interior do Rio Grande do Norte participaram do evento.

“Hoje nós terminamos essa jornada que viemos cumprindo já há três meses com o objetivo de informar a população beneficiada tudo sobre a adutora e inclusive conscientizar para o uso racional, ou seja, sem desperdício, da água”, explicou. O vice-governador se disse impressionado com a participação e o engajamento dos jovens nas ações direcionadas para o Meio Ambiente.

Além da população, participaram dos eventos representantes de associações, sindicatos, prefeitos, secretários e vereadores. O secretário adjunto da Semarh, Carlos Ivan, destacou o caráter democrático do evento. “A realização do Encontro pela Água é de natureza pública, aberto a qualquer pessoa que queira participar, independente de filiação político-partidária, credo religioso, gênero ou idade, com o objetivo de informar e comprometer a população e autoridades com a obra do Sistema Adutor Alto Oeste e o benefício que ela trará para a região, bem como pelo uso responsável da água”, ressaltou.

A adutora Alto Oeste levará água de boa qualidade a 207 mil pessoas ao longo de seus 367 km de extensão. O projeto, que já tem 20% dos serviços concluídos está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem previsão para ser finalizado num prazo de 18 meses. Os investimentos são da ordem de R$ 136 milhões. “Esperamos essa mesma interação das populações dos municípios que ainda realizaremos o ‘Encontro pela Água’, frisou ainda Carlos Ivan.

Os 26 municípios beneficiados são Água Nova, Alexandria, Antonio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D’Água dos Borges, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Severiano Melo