quarta-feira, 18 de março de 2009

Adutora Alto Oeste beneficiará 26 cidades

A nova adutora solucionará um problema que há muito tempo aflige as comunidades rurais da região, que atualmente é abastecida por pequenos açudes ou por águas subterrâneas. Agora, os moradores terão acessos à água de boa qualidade para o consumo humano e para o desenvolvimento de atividades agrícolas, por exemplo.
“A distribuição de água no Estado é um compromisso da governadora Wilma de Faria e é prioridade em sua administração. Nós estamos concretizando todas as metas nesta área”, disse o vice-governador e secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, que também estará presente na solenidade.
O sistema adutor levará água potável e de boa qualidade à população, garantindo o abastecimento de 26 municípios (Pau dos Ferros, Martins, Itaú, Lucrécia, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Pilões, Umarizal, Taboleiro Grande, Frutuoso Gomes, Alexandria, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins, Olho d'Água do Borges, Major Sales, José da Penha, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias, Água Nova e João Dias), 65 comunidades rurais e dois distritos. No total, serão mais de 207 mil habitantes beneficiados.
O sistema utilizará as águas da Barragem de Santa Cruz, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco. Localizado no município de Apodi. Com capacidade de armazenamento superior a 599 milhões de metros cúbicos, o reservatório tem uma grande importância para o abastecimento da região.
Os trabalhos da adutora incluem estações elevatórias de água tratada; adutora de água tratada, com extensão prevista de 291,62 km, constituindo uma vazão prevista de 270 litros por segundo.